18 de mar de 2009

Fazendo as unhas em casa

Comecei a fazer minhas unhas em casa há pouco tempo atrás e já estou ficando craque nisso. Ficar uma hora no salão, nunca mais!


Kit manicure/pedicure:
- 1 alicate p/ tirar cutícula
- 1 espátula para empurrar a cutícula
- lixa de unha (gosto da lixa em cubo - que na verdade é paralelepípedo)
- cortador de unha
- base incolor
- creme amolecedor de cutícula
- pauzinho/palitinho de laranjeira
- toalha velha
- algodão
- removedor de esmaltes
- esmalte da cor de sua preferência

Comece retirando o esmalte das unhas, tanto das mãos, quanto dos pés.
Depois acerte o tamanho das unhas com o cortador ou tesoura de unhas e lixe-as bem para acertar o formato e não ficar nenhuma pontinha arranhando.
Nas unhas dos pés, lixe os cantos para evitar que encravem.

Depois de cortadas e lixadas, passe um pouquinho de creme amolecedor de cutículas nas unhas. O que eu uso, basta colocar o creme e esperar 3 minutos que a cutícula já fica bem molinha. Tem gente que usa hidratante comum e coloca algodão molhado em cima para amolecer a cutícula. Eu acho que isso dá muita mão de obra e prefiro comprar o creme específico pra isso, até porque é bem baratinho. hehehe

Hora de tirar a cutícula:
Primeiro, empurre toda a pelinha que fica sobrando com a espátula e depois, com o alicate corte os excessos. Não tente tirar toda a cutícula, além de poder causar problemas (a cutícula é uma proteção natural da unha), voce também pode arrancar vários “bifes” se não tiver cuidado. Além disso, quanto mais se tira, mais ela cresce.

Faça isso em todas as unhas das mãos e dos pés e depois aplique a base.
Depois da base, passe o esmalte. Tem gente que prefere usar fortalecedor de unha em vez da base. Façam como preferirem.

Como a minha coordenação ainda não está perfeita, depois de passar o esmalte, eu pego o palito, mergulho ele no removedor de esmalte e 'contorno' a unha com ele para 'separar' o esmalte que está na unha do esmalte que está fora da unha (borrando o dedo). Passo o pauzinho em todo o contorno da unha e por baixo dela.

Depois, pego o pauzinho, mergulho no removedor, enrolo no algodão (puxando só um pouquinho de algodão), mergulho de novo no removedor e passo onde estão os borrões.

Depois, passe o óleo secante e cé fini.

8 de jan de 2009

Quantas calorias você precisa comer para emagrecer

Quando faço dieta, sempre fico pensando "quantas calorias eu posso comer e ainda conseguir emagrecer?" Bem, aqui vai uma formulazinha que ajuda a responder a essa pergunta:


TMB = 655,1 + (9,56 . P*) + ( 1,85 . A*) - (4,68 . I*)


Sendo:
P = Peso em kg
A = Altura em cm (lembre: se vc mede 1,70m, entao sao 170 cm)
I = Idade

TMB = Taxa Metaboilica Basal
A taxa metabólica basal é o tanto de calorias que você precisa por dia para manter seu corpo funcionando e continuar do jeito que você está hoje.
Se você faz alguma atividade física, acrescente o valor calórico gasto nesta atividade ao valor obtido na fórmula.
Se comer mais que isso, engorda. Se comer menos do que isso, emagrece.


Vamos fazer uma simulação:
Peso: 57 kg
Altura: 1,65m = 165cm
Idade: 27 anos

TMB = 655,1 + (9,56 . 57) + ( 1,85 . 165) - (4,68 . 27)

TBM = 655,1 + 544,92 + 305,25 - 126,36 = 1378,91


Então, desconsiderando qualquer atividade física que eu faça, eu posso comer apenas míseras 1378 kcal para me manter do jeito que estou: nem mais magra, nem mais gorda.


Aqui tem um link para cálculo de gasto calórico de várias atividades:
Teste Eletrônico para Cálculo de Calorias Despendidas em Atividades Físicas,
Esportes em Geral e Atividades Ocupacionais (atividades do dia-a-dia)

7 de jan de 2009

Dieta Japonesa

Segunda
café manhã: xícara de chá com adoçante
almoço:2 ovos cozidos cm sal verduras a vontade
jantar: 1 bife grande, salada de pepino e alface a vontade

Terça
café manhã: café ou chá adoçante 1 bolacha agua e sal
almoço: verduras, bife e frutas
jantar: presunto a vontade

Quarta
café da manhã: café com adoçante e 1 bolacha agua e sal
almoço: 2 ovos cozidos e salada de tomate a vontade
jantar: presunto, salada de repolho cenoura e xuxu

Quinta
café da manhã: café com adoçante e 1 bolacha de agua e sal
almoço: 1 ovo cozido cenoura crua ou cozida 1 fatia de queijo
jantar: salada de frutas sem açucar

Sexta
café da manhã: igual dos outros dias
almoço: tomate, filé de peixe grelhado
jantar: bife e salada de frutas

Sábado
café da manhã: igual
almoço: frango assado sem pele
jantar: bife e salada de frutas

Domingo
café da manhã igual
almoço: 1 bife, frutas à vontade
jantar: comer qualquer jantar dentro do cardapio

BOA SORTE!!!