3 de out de 2005

Broto de feijão

Rico em vitaminas e minerais e com baixo teor de lipídios, ele apresenta ainda propriedades antioxidantes, já que contém compostos fenólicos. Estas substâncias têm sido associadas ao combate a radicais livres e à prevenção do envelhecimento precoce, entre outros benefícios à saúde.
Alimento leve, de alto teor nutritivo e fácil digestão. Fartamente consumido pelos orientais, está também se tornando um hábito ocidental. É servido em saladas ou em refogados de carne ou frango. Os brotos se conservam melhor numa vasilha de água constantemente renovada. É encontrado em abundância durante o ano inteiro.


Composição por 100g
Calorias 62kcal**
Glicídios 8g**
Proteínas 7,7g**
Lipídios 1,8g**
Cálcio 52mg**
Fósforo 58mg**
Ferro 1,1mg**
Sódio ND
Potássio ND
Fibras 0,7g**

ND: não determinado
**: Tabela Estudo Nacional da Despesa Familiar (ENDEF), IBGE

Brócolis

O brócolis contém grande quantidade de Vitamina C, A, ácido fólico, potássio, cálcio e selênio.
O brócolis deve ser comprado bem verdinho.
Qualquer sinal de amarelamento indica que ele não poderá ser aproveitado.
Utiliza-se os talos, as cabeças e as flores mais tenras. Retire as folhas mais duras e raspe o talo. Prefira também aqueles que possuem a cabeça mais compacta. Os que apresentam as flores bem fechadas são os melhores. Lave-os sempre com muito cuidado. É servido sempre cozido ou frito em saladas, sopas e suflês. É encontrado em abundância durante o ano inteiro.

Composição por 100g
Fibras 2,9g
Calorias 25kcal
Glicídios 4g
Proteínas 4g
Lipídios Tr
Cálcio 86mg
Fósforo 78mg
Ferro 0,6mg
Sódio 3mg
Potássio 322mg


Fonte: Dicionário dos alimentos