18 de mar de 2009

Fazendo as unhas em casa

Comecei a fazer minhas unhas em casa há pouco tempo atrás e já estou ficando craque nisso. Ficar uma hora no salão, nunca mais!


Kit manicure/pedicure:
- 1 alicate p/ tirar cutícula
- 1 espátula para empurrar a cutícula
- lixa de unha (gosto da lixa em cubo - que na verdade é paralelepípedo)
- cortador de unha
- base incolor
- creme amolecedor de cutícula
- pauzinho/palitinho de laranjeira
- toalha velha
- algodão
- removedor de esmaltes
- esmalte da cor de sua preferência

Comece retirando o esmalte das unhas, tanto das mãos, quanto dos pés.
Depois acerte o tamanho das unhas com o cortador ou tesoura de unhas e lixe-as bem para acertar o formato e não ficar nenhuma pontinha arranhando.
Nas unhas dos pés, lixe os cantos para evitar que encravem.

Depois de cortadas e lixadas, passe um pouquinho de creme amolecedor de cutículas nas unhas. O que eu uso, basta colocar o creme e esperar 3 minutos que a cutícula já fica bem molinha. Tem gente que usa hidratante comum e coloca algodão molhado em cima para amolecer a cutícula. Eu acho que isso dá muita mão de obra e prefiro comprar o creme específico pra isso, até porque é bem baratinho. hehehe

Hora de tirar a cutícula:
Primeiro, empurre toda a pelinha que fica sobrando com a espátula e depois, com o alicate corte os excessos. Não tente tirar toda a cutícula, além de poder causar problemas (a cutícula é uma proteção natural da unha), voce também pode arrancar vários “bifes” se não tiver cuidado. Além disso, quanto mais se tira, mais ela cresce.

Faça isso em todas as unhas das mãos e dos pés e depois aplique a base.
Depois da base, passe o esmalte. Tem gente que prefere usar fortalecedor de unha em vez da base. Façam como preferirem.

Como a minha coordenação ainda não está perfeita, depois de passar o esmalte, eu pego o palito, mergulho ele no removedor de esmalte e 'contorno' a unha com ele para 'separar' o esmalte que está na unha do esmalte que está fora da unha (borrando o dedo). Passo o pauzinho em todo o contorno da unha e por baixo dela.

Depois, pego o pauzinho, mergulho no removedor, enrolo no algodão (puxando só um pouquinho de algodão), mergulho de novo no removedor e passo onde estão os borrões.

Depois, passe o óleo secante e cé fini.

Nenhum comentário: