12 de jul de 2005

Dieta Paleolítica

A dieta paleolítica é um regime alimentar cuja preocupação principal é com a saúde ao invés de questões éticas ou econômicas. O defensores da nutrição paleolítica acreditam que os melhores alimentos para o organismo humano são os que estamos projetados para comer e e as enfermidades relacionadas à dieta são causadas pelo desvio desse caminho.

Seu argumento baseia-se que já que a genética humana mudou muito pouco desde a idade da pedra, uma dieta ideal (para a saúde) deveria ser reconstruída para ser como a daquela época. Desta forma, ao estudar a arqueologia e os grupos de caçadores modernos, podemos aprender como deveria ser uma dieta saudável.

Alimentos que não são comestíveis crus e sem processamento são excluídos dessa dieta. Isso inclui grãos, feijões e batatas. Alimentos que são incluídos nessa dieta são: carne, peixe, frutas, verduras, nozes e ovos. A única exceção a essa regras são os laticínios, já que apesar de poderem ser comidos crus são alimentos da era pós-agricultura. Algumas dietas bem parecidas, como a recomendada pela Weston A. Price Foundation, são mais tolerantes: elas excluem principalmente as invenções dos últimos séculos e aperfeiçoam baseadas na dieta paleolítica ao estudar os fatores específicos que contribuem para a saúde e longevidade. Laticínios, cereais integrais, legumes e batatas e demais alimentos cultivados são, desta forma, encorajados na medida que os ancestrais específicos do indivíduo os permitem ser tolerados.

O alimentos de origem não-animal disponíveis nessa dieta são os mesmos do vegetarianismo de alimentos crus (crudismo). Porém, há duas diferenças fundamentais entre a dieta paleolítica e o crudismo. Primeiro, os que seguem a dieta paleolítica consomem carne e outros alimentos de origem animal (de fato, geralmente são mais consumidos do que outras dietas modernas padrão, em alguns caso substancialmente mais). Segundo, toda e qualquer comida pode ser cozinhada se desejado.

Geralmente essa dieta é o que poderia se considerada de pouco carboidrato, porém não na extensão de por exemplo a dieta de Atkins. Ao contrário da dieta de Atkins, frutas e vegetais são consumidos em grandes quantidades. O conteúdo de vitaminas e minerais desse dieta é bem alto comparado com outras dietas padronizadas.

Nenhum comentário: