21 de jul de 2005

Beleza natural: alimentos que preservam a beleza

Conheça os principais aliados do seu corpo: frutas, legumes e verduras são fundamentais para a manutenção da saúde e da beleza


A tecnologia avança para atender as necessidades estéticas dos consumidores. Novas técnicas de cirurgia plástica, produtos de alta qualidade para a pele e cabelos, equipamentos mais modernos para exercitar o corpo. Os recursos são muitos. Mas especialistas alertam que há maneiras bem mais saudáveis de manter a forma e a beleza.

O Maisde50 pesquisou e traz, aqui, uma seleção de alimentos que são verdadeiras fontes de beleza: mais baratas e acessíveis.

Começando pelas frutas, as cítricas são as melhores para preservar a beleza e a longo prazo. Limão , laranja , caju , acerola , entre outras, são ricas em vitamina C que fortalece os capilares e exerce uma ação antioxidante sobre a pele, evitando o aumento de radicais livres que favorecem o envelhecimento. Também auxilia na formação do colágeno e favorece o clareamento de manchas. Além de ajudar a pele, esta vitamina fortalece o sistema imunológico.

Segundo a nutricionista Solange Alves de Oliveira, frutas como laranja, morango, caju e outras cítricas são fontes de vitamina C, que aumentam a defesa do organismo. "A eficácia do suco de caju supera a de outras frutas porque seu teor de vitamina C é maior que o de qualquer outra fruta. Basta um caju por dia para suprir o organismo de vitamina C. O caju amarelo tem 220 mg de vitamina C, enquanto o vermelho, 275mg", avisa.

Legumes como cenoura , abóbora , espinafre , couve , brócolis , pimentão e nabo também são essenciais para o organismo e para a manutenção da beleza: " Esses alimentos são fontes de vitamina A e betacaroteno, que fortalece os cabelos e a pele", comenta Solange. A Manga, por exemplo, possui vitaminas A, C, do complexo B, açúcares, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e sódio. Devido ao seu alto teor de betacaroteno, a manga também combate os radicais livres.

Alguns alimentos se destacam por suas propriedades específicas. O tomate é um deles, pois é o alimento mais rico em licopeno, uma substância da família dos carotenóides, de alto poder antioxidante, que inibe a ação dos radicais livres.

A maçã , rica em vitaminas do complexo B e C, betacaroteno, cálcio, cloro, magnésio, fósforo, potássio e enxofre, além de servir para tonificar o organismo e ajudar a digestão, também tem papel importante na proteção e limpeza dos dentes.

Já a alface adquiriu fama por ser uma verdura rica em água e com muito pouca caloria, o que o torna ideal para qualquer dieta de emagrecimento. Nele são encontrados, em pequenas quantidades, as vitaminas A, C, com pequenos teores de vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e E.

O abacate , rico em betacaroteno, vitamina A, vitaminas B, B3, B5, C, E, cálcio, enxofre, fósforo, magnésio, potássio, ácido fólico e iotina, possui 30% de gordura sem conter colesterol. Sendo assim, é uma ótima fonte de energia, que não entupirá suas veias. Em cosméticos, é restaurador de cabelos e umectante para peles secas.

O abacaxi , além de gostoso reserva uma surpresa para a pele. Sua ingestão facilita a remoção de cravos e espinhas. Nativo do Brasil, é rico em vitamina A, betacaroteno, ácido fólico, cálcio, enxofre, cloro, magnésio, fósforo, potássio e sódio.

Texto de Eliana Soares com consultoria de Solange Alves de Oliveira


Fonte: maisde50

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