4 de jan. de 2005

Como Evitar a Recuperação do Peso Perdido?

A maior parte das pessoas que conseguem emagrecer acabam recuperando tudo que perderam. Em alguns casos, engordam mais do perderam com o tratamento. Para evitar que isto aconteça, é muito importante que se planeje desde o início do tratamento uma estratégia para manutenção do peso.

Ela deve basear-se principalmente em mudança de hábitos alimentares, desenvolvimento de novos hábitos de atividade física e, quando necessário, no uso de remédios.Hábitos alimentares:De nada adianta seguir-se uma dieta durante algum tempo, perder peso e depois voltar aos erros alimentares antigos. Com certeza o resultado do emagrecimento será perdido e o problema do peso será cada vez mais difícil de combater.

O tratamento bem sucedido a longo prazo baseia-se em mudanças permanentes dos hábitos alimentares. Nos fascículos 3 e 4 veremos o que se deve fazer para desenvolver-se um hábito alimentar saudável.Atividade física: O excesso de peso está intimamente relacionado com o sedentarismo. O desenvolvimento de novos hábitos de vida, com uma ênfase maior na prática de atividades físicas, é um passo fundamental para a manutenção de um peso saudável.

E não se trata apenas de fazer exercícios. A atividade física informal também conta. Cuidar do jardim, passear com o cachorro, caminhar até o trabalho, tudo isso conta no combate ao sedentarismo e certamente ajudará na manutenção de um peso saudável.Remédios:Antigamente eram chamados de “remédios para emagrecer”. Hoje ganharam o nome pomposo de “agentes anti-obesidade”. Mas uma importante mudança estratégica está por trás deste novo nome. Hoje eles também são usados para ajudar na manutenção.

Na prática, o que costumava acontecer – e freqüentemente ainda vemos este erro – era a pessoa interromper o uso do remédio assim que atingia seu objetivo de peso. Geralmente o peso é recuperado, porque o uso do medicamento foi interrompido justamente na fase em que o organismo está com vários mecanismos de recuperação de peso ativados. Outro engano freqüente é parar de tomar o remédio só porque a fase de emagrecimento terminou. É o chamado platô, quando, depois de perder algum peso, a pessoa vê seu peso estabilizar-se apesar de todos os esforços para emagrecer mais. Deve-se considerar nestes casos a possibilidade de que o medicamento esteja sendo útil na manutenção do novo peso, apesar de não se estar conseguindo nenhum emagrecimento adicional. É comum a interrupção do remédio, nestas circunstâncias, fazer a pessoa recuperar peso.



Texto retirado do site: emagrecimento.com

Nenhum comentário: